EmMeio#13.0

PRODUÇÃO

APOIO





































Lave as mãos

PoemAPP

“Lave as mãos” é um poema aplicativo, ou poem app.

LINK PARA APK
Compatível apenas com Android


O “Lave as mãos” foi desenvolvido por Pablo Gobira e Antônio Mozelli, membros do Laboratório de Poéticas Fronteiriças.

“Lave as mãos” é um poema aplicativo, ou poem app, criado em Unity para ser instalado e acessado em SO Android. O poem app busca auxiliar a criação do hábito de se lavar as mãos tendo em vista ser essa uma importante medida de profilaxia após a declaração de pandemia de Sars-Cov-2 pela OMS. Ao mesmo tempo, pensando em promoção da enação (Francisco Varela e Humberto Maturana) criamos condições poéticas para a reflexão do interator. É um aplicado que une a funcionalidade com a fruição poética tendo incluído em sua interface um poema elaborado por Pablo Gobira. Além da discussão sobre a união entre funcionalidade e poética, o aplicativo se relaciona com uma série de trabalhos desenvolvidos no grupo de pesquisa, desenvolvimento e inovação Laboratório de Poéticas Fronteiriças. Os trabalhos poéticos estão relacionados a intervenção na realidade através da relação com acontecimentos históricos ou por meio da criação de tensionamentos nessa realidade. Esta obra foi premiada no SHIFT: projetar o mundo após o fim do mundo, edital de 2020 organizado pelo Consórcio del Sur (Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Universidade de Brasília, Universidade Anhembi-Morumbi, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Universidad de Buenos Aires, Universidad de Chile e Universidad Jorge Tadeo Lozano).

Pablo Gobira é professor da Escola Guignard (UEMG), do PPGArtes (UEMG) e do PPGGOC (UFMG). Pesquisador Produtividade (CNPq). Membro pesquisador e gestor de serviços da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (IBICT/MCTIC). Coordenador do grupo de pesquisa (CNPq) Laboratório de Poéticas Fronteiriças [http://labfront.tk]. Escritor e editor dos livros: “Relações entre arte, ciência e tecnologia: tendências criativas contemporâneas” (LPF, 2021): “Jogos digitais: suas realidades lúdicas e múltiplas” (LPF, 2021); “A memória do digital e outras questões das artes e museologia” (EdUEMG, 2019); “Percursos contemporâneos: realidades da arte, ciência e tecnologia” (EdUEMG, 2018) dentre outros livros e artigos. Atua: na curadoria, criação e produção no campo da cultura, artes digitais e ciências; como professor em cursos de fronteira como o Curso de Engenharia de Máquinas Biológicas (UFMG, UEMG, UFV e Newton Paiva) e Teatro digital (Rubim Produções); curadoria de bienal, exposições e residências artísticas.
Antônio Mozelli é mestre em Artes (UEMG). Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade FUMEC e graduação no Bacharelado em Artes Plásticas na Escola Guignard, UEMG. Atualmente desenvolve pesquisa e trabalhos no campo das artes digitais e explora a utilização de realidade virtual em ambientes de imersão interativa e inteligência artificial. É integrante do grupo de pesquisa (CNPq) Laboratório de Poéticas Fronteiriças [http://labfront.tk].

PRODUÇÃO




APOIO